8 de Janeiro, 2026
Banner D. Rufino_1

DESCUBRA A EXCELÊNCIA DO AZEITE DE

Trás-os-Montes!

O azeite da região de Trás-os-Montes é um dos mais prestigiados de Portugal! Conhecido pelo seu sabor intenso, aroma frutado e qualidade excecional, é produzido numa das regiões com mais tradição na sua produção. Refletindo a riqueza do território e o saber ancestral das gentes que o cultivam, o azeite transmontano é mais do que um produto alimentar, é um símbolo da identidade e riqueza gastronómica do nosso país!

D.Rufino_1

João Rufino Miguel iniciou a produção de azeite há 50 anos atrás e foi transmitindo o gosto pela olivicultura a toda a família! É graças ao seu conhecimento, experiência e amor pelo que faz, que conseguimos um azeite de excelência com qualidades únicas!

Produzido segundo a tradição, o azeite D. Rufino cativa cada vez mais as gerações mais novas da família, que lutam por preservar a tradição!

SABOR, AROMA
E TRADIÇÃO!

Desde 1974 uma referência na
produção de azeite transmontano!

Tendo estado no seu passado emigrado 15 anos em França, foi depois do 25 de abril de 1974, que plantou as suas primeiras oliveiras em Trás-os-Montes! Gradualmente foi comprando terrenos e alargando a sua área agrícola, até que, na década de 80, começou a produzir e comercializar azeite, maioritariamente para França!

Aliando os transportes com as saudades dos emigrantes pelos produtos transmontanos, João Rufino começou a vender com frequência muitos produtos hortícolas para Paris e arredores!

Também em Portugal, com o comércio local na zona do Minho, foram estabelecidas muitas relações comerciais e de amizade, que ainda hoje duram!

Banner olivais_1

UM AZEITE FEITO DE FORMA ARTESANAL,

à Moda Antiga!

O Azeite Transmontano distingue-se pelos seus atributos intensos e marcantes, com cheiro e sabor a fruto fresco e com uma sensação notável de doce, verde, amargo e picante! Em Macedo de Cavaleiros, nos olivais da família, o azeite é produzido a partir das variedades de azeitona Cobrançosa, Verdial e Salgueira.

Todo o processo de produção tem lugar em Meles, uma bonita aldeia transmontana, onde para além dos extensos olivais, a família possui também a Casa do Azeite! Um antigo palheiro recuperado, de apoio à zona agrícola e onde é armazenada a azeitona depois de colhida!

QUALIDADE E VALOR DOS

Produtos da Terra!